Não faça besteira, leia o Bandeira!

 
Não faça besteira, leia o Bandeira!
 

 
Cotidiano, cinema, música, anotações virtuais. Talvez não nessa ordem. Ou, quem sabe, nada disso.

Entre em contato.

elioband@hotmail.com
 
 
 

Elio Bandeira/Male/31-35. Lives in Brazil/Rio Grande do Sul/Porto Alegre/Mont'serrat, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk:
Brazil, Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Mont'serrat, Portuguese, English, Elio Bandeira, Male, 31-35.

 
 
janeiro 23, 2004
 
Pensei que eu conhecia bem Porto Alegre. Se me disserem para ir a Belém Novo, Restinga ou Lami, acredito que sei chegar lá, sem muita complicação. Mas existem coisas em Porto Alegre que, sinceramente, não conhecia. Uma delas era um ensaio de escola de samba. Tudo bem, nessa época, no Rio de Janeiro, esses ensaios são mais concorridos que a primeira fila dos desfiles de moda. Ontem eu descobri o que é um ensaio de escola de samba em Porto Alegre. Pela necessidade da profissão, acompanhei uma representante do povo a duas escolas. Na primeira, uma escola muito simples (mas com 44 anos nas costas), pouca gente, mas tu sentes a dedicação daquelas pessoas ao Carnaval. O presidente me contava que os trabalhos começaram em setembro e que a escola vai fazer de tudo para voltar à elite em 2005. O enredo fala sobre Carmen Miranda e a empolgação dos passistas chama a atenção. Na outra escola, o esquema é mais profissional e quantidade de pessoas é dez, quinze vezes maior. Nem imaginava o quanto cabe de gente num barracão em plena Voluntários da Pátria. Na entrada, 23h é começo de noite e o lugar fica lotado de ambulantes. A revista é rigorosa nos homens e nas bolsas das mulheres. O padrão do vestuário parece seguir regras bem definidas para homens e mulheres. Lá dentro, a organização é exemplar, com o espaço bem definido para a apresentação dos passistas, porta-bandeira, mestre-sala, etc. e para a bateria. A barulheira começa e parece que as músicas têm 20 ou 30 minutos. Tu olhas para o lado e vê uma mulher de idade, com um filho no colo, cantando o samba-enredo. Do outro lado, pessoas escolhem as fantasias. Até pessoas que costumam freqüentar as colunas sociais aparecem por lá. A presidente da escola me explica que, nessa época, os ensaios ocorrem duas noites por semana. Bom, nunca gostei de Carnaval, mas, no mínimo é preciso ter um grande respeito pelo povo que vive boa parte do em função dessa festa. É mais uma cena de Porto Alegre que vale a pena conhecer.

janeiro 14, 2004
 
O ano começou bem turbulento no aspecto profissional. Todos sabem que o meu cargo pode ser designado a outra pessoa a qualquer momento, mas não esperava que a situação fosse tão preocupante. Em resumo: na semana passada eu fui demitido e no outro dia, readmitido. Tudo bem, não mudou nada, mas a partir de agora, sei quem defende (e apóia) o meu trabalho e quem não tá nem aí. Penso que esse fato deve servir como aprendizado para que eu modifique um pouco minha atuação e passe a saber, direitinho, com quem estou lidando.
 
O outro lado, por sua vez, vai bem, obrigado. Estamos ainda na fase de adaptação, mas tenho o sentimento de que tudo vai dar certo. Estou me acostumando a pequenos detalhes que fazem a diferença, entre eles, chegar do futebol sem fazer muito barulho e lavar a louça (e a roupa) com mais freqüência...

 

 
   
  This page is powered by Blogger, the easy way to update your web site.

O Ponto de Encontro dos Blogueiros do Brasil

 

Home  |  Archives